AS MELHORES SOLUÇÕES

1. Autoconsumo Remoto

Unidades consumidoras de mesma titularidade (pessoa física ou jurídica), onde a geração de energia elétrica pode estar em local diferente dos locais que fazem uso dos créditos energéticos.

Em outras palavras, nessa modalidade de geração estão enquadrados todos os consumidores que desejam instalar um gerador de energia elétrica em um local diferente do local de consumo.

multiplas_unidades_sol2u

2. Múltiplas Unidades Consumidoras

Múltiplas unidades consumidoras situadas em mesma área (condomínios verticais e/ou horizontais) com o sistema gerador instalado em área comum, onde as unidades consumidoras do local e a área comum do condomínio sejam energeticamente independentes entre si.

Os créditos energéticos gerados são divididos entre os condôminos participantes e a área comum do empreendimento, sob responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do local.

Nessa modalidade de geração não é necessário estabelecer nenhum tipo de consórcio ou associação, pois a própria administradora do condomínio já representa a entidade (CNPJ) responsável pelo sistema gerador e por estabelecer quem são e quais as parcelas que cada condômino tem direito sobre o crédito energético.

3. Geração Compartilhada

Unidades consumidoras de CPF ou CNPJ distintos, onde a unidade geradora fica em local diferente dos consumidores desde que:

  • Abastecidos pela mesma concessionária distribuidora de energia;
  • Associados por meio de cooperativa ou consórcio

Nessa modalidade é necessário estabelecer um consórcio, associação ou cooperativa para que essa entidade (CNPJ) represente e administre o sistema gerador e estabeleça o rateio dos créditos energéticos.

A diferença crucial entre o item anterior e esse é que o sistema gerador estará instalado em um local diferente do ponto de consumo e não poderá utilizar o CNPJ do condomínio para administrar o sistema.

geracao_compartilhada_sol2u

FAÇA SEU

ORÇAMENTO